terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Teatro e Dança

Da paixão sobre borboletas – Uma história desconstruída
A partir de texto de Caio Fernando Abreu, uma história de amor e loucura em um ambiente de repressão. Solo de teatro de Murilo Ramos. Direção: Gyl Giffoni
Sextas-feiras: 20h na sala de teatro
R$ 5 (estudante) e R$ 10,00

En passant
Um homem e uma mulher se conhecem nuns balanços de praça, na madrugada. Não conseguem se explicar um ao outro. Atrapalham-se com os próprios pensamentos e com a linguagem. O vazio é a principal matéria, à qual o espetáculo tenta dar forma. O que importa em En Passant não é a “trama”, mas a tradução poética do abismo existencial e da ausência de respostas às nossas perguntas mais íntimas. A fragilidade do homem diante do que não entende. O que resta é sentir. Texto, sonoplastia, assistência de direção: Rafael Martins. Direção: Jadeilson Feitosa. Com Milena Pitombeira e Jadeilson Feitosa. Luz: Walter Façanha. Figurinos, cenário e caracterização: Yuri Yamamoto. Trilha sonora (intervalos): Ayrton Cézar
Sábados: 19h no porão
R$ 5 (estudante) e R$ 10,00

Disritimia
A Cia. dos Pés Grandes reúne só rapazes. Dança contemporânea com foco no sapateado. Coreografia e direção: Heber Stalin
Sábados e domingos: 20h na sala de teatro
R$ 3 (estudante) e R$ 6

Encantrago – Ver de Rosa um Ser Tão
Grupo Expressões Humanas e Associação Teatro Vitrine. Direção: Herê Aquino
Um mergulho na alma sertaneja a partir do universo literário de João Guimarães Rosa
Elenco: Annalies Borges, João Paulo Pinho, Juliana Veras, Liliana Brizeno, Marina Brito, Marina Brizeno, Nataly Rocha, Paiva Filho e Soares Junior
Contemplado I Edital Mecenas da Cultura 2008 Secult/Governo do Estado do Ceará
Terças: 19h na sala de teatro
R$ 5 (estudante) e $ 10
Saiba mais: teatrovitrine@gmail.com
Dias de Setembro
Dramaturgia, Direção e Interpretação: Lucas Sancho. Assistência de Direção: Aila Rodrigues, Elisa Porto e Marisa Paiva. Direção de Arte: Elisa Porto. Trilha Sonora: Banda Encarne. Preparação Corporal: Aila Rodrigues. Produção: Lucas Sancho e Andréa Piol. Realização: Grupo Cabauêba de Teatro
Numa noite de setembro, Henrique tenta escrever uma carta para seu ex-namorado, Eduardo. Em suas memórias construídas juntamente com memórias da platéia, Henrique vai encarado como é amar nos dias de hoje, o que foi perdido e o que pode ser resgatado. Uma abordagem crua e não idealiza do amor. O ator é aqui chamado de Ator Maestro, com controle sobre a iluminação do espetáculo, composta de lampiões; sobre a sonoplastia; sobre os efeitos com ventiladores. Sua maestria maior vai ser em estar pronto para jogar com o espectador.
20h no foyer R$ 5 (estudante) e r$ 10,00
Para maiores de 14 anos
www.cabaueba.blogspot.com cabaueba@gmail.com lucassancho@gmail.com

Série Fora de Hora: sextas às 22h30
Dias 2, 9, 16 e 30: Uma flor de dama – Solo de teatro de Silvero Pereira
A partir do texto “Dama da Noite”, de Caio Fernando Abreu, amor, vida e morte experimentados por um travesti em uma noite de uma cidade qualquer. Prêmio de Melhor Ator no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, 2005.
Sextas-feiras: 22h30 no porão R$ 5 (estudante) e R$ 10,00
* A sessão do Fora de Hora só começa depois de finalizadas as atividades no palco principal: 22h30 é, pois, o horário previsto

Série Fora de Hora: sextas às 22h30
Dia 23: Fragmentos do Corpo
São três movimentos sobre eroticidade: Ausência, Êxtase e Volúpia. Direção, Roteiro, Iluminação e Sonoplastia: Karlo Kardozo. Elenco: Cícero Teixeira. Ednéia Tutti, Luiza Torres e Roberta Bernardo. Figurino: Eugênia Siebra. Realização: Pã – Companhia de Teatro.
Inspirado na obra do sociólogo francês Michel Maffesoli, Fragmentos do Corpo é uma reflexão sobre as paixões humanas. As múltiplas facetas de Eros, do desejo nos corpos e nas relações do homem. O orgiasmo como fundamento da vida social. As fontes Literárias: contos de Clarice Lispector, Dalton Trevisan, textos e poemas de Santa Teresa de Ávila, o Cânticos dos Cânticos de Salomão (Bíblia). Fontes musicais: Schubert, Liszt, Penitentes de Barbalha, Gardel, Núbia Lafayette, Cantos Gregorianos, toques do candomblé, sambas. Nesses dois anos de pesquisa foram produzidos três movimentos:.
8713.4297 karlokardozo@yahoo.com.br
Sexta, 25: 22h30 no porão R$ 5 (estudante) e R$ 10,00
* A sessão do Fora de Hora só começa depois de finalizadas as atividades no palco principal: 22h30 é, pois, o horário previsto

TJA Criança – Domingos às 17h
Dias 4, 11, 18: Circo de Histórias
Espetáculo de contação de histórias, com o Grupo Parque de Teatro. Direção: Silvero PereiraSinopse: Um menino ao acordar percebe que a trupe do circo do qual faz parte foi embora e o deixou. Triste e sem esperança, busca ajuda com os novos amigos que fará ao longo de sua itinerância por várias cidades. Com eles, irá construir seu próprio circo a partir das histórias de um livro infantil. O espetáculo tem como base a participação da criança, tornando-a espectadora ativa e com poder de interferência na construção da cena. Duração: 50 min
Domingos 17h no pátio nobre
Grátis

TJA Criança – Domingos às 17h
Dia 25: A menina dos cabelos de capim
Leitura do texto de Ricardo Guilherme. Elenco: Ednéia Tutti, Hertenha Glauce e Luiza Torres. Direção: Karlo Kardozo
17h no pátio nobre
Grátis


Seminários TJA
Dia 27: Mercadorias e Futuros
Escrito e interpretado por José Paes de Lira, o Lirinha, vocalista do grupo Cordel do Fogo Encantado. É uma performance que une texto, som, luz e improviso. "Sempre trabalhei com ritimo e poesia, na fronteira entre teatro e música. Nesse espetáculo radicalizo isso" - conta o autor. Lirinha interpreta Lirovsky, um vendedor de livros que, para agilizar seu ofício, inventou uma parafernália de máquinas. É a aparelhagem que dispara sons, imagens e luz, pondo em cena um aparato de recursos tecnológicos contemporâneos. "Mercadorias e Futuro" é sobre arte, comércio e direito autoral, sobre a dificuldade de unir arte e negócios, sobre como trabalhar e ganhar dinheiro. Texto, encenação e direção : José Paes de Lira Produção e Co-direção : Leandra Leal
21h no palco principal
Grátis

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Saiba mais sobre o TJA

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Fortaleza, Ceará, Brazil
Inaugurado oficialmente em 17 de junho de 1910, apresenta arquitetura eclética: sala de espetáculo em estilo art noveau, auditório de 120 lugares, foyer, espaço cênico a céu aberto e o prédio anexo, que sedia o Centro de Artes Cênicas (CENA); o Teatro Morro do Ouro, com capacidade para 90 pessoas; a praça Mestre Pedro Boca Rica, com palco ao ar livre e capacidade para 600 pessoas; a Biblioteca Carlos Câmara; a Galeria Ramos Cotôco; quatro salas de estudos e ensaios; oficinas de cenotécnica, figurino, iluminação e o Curso Princípios Básicos de Teatro. A pedra fundamental foi lançada em 1896, no centro da praça Marquês do Herval, atual praça José de Alencar, mas o projeto original não foi concretizado. Em 1904 é que foi oficialmente autorizada a construção do Theatro José de Alencar, através da lei 768, de 20 de agosto. Em 6 de junho de 1908 as obras oficialmente tiveram início, e as peças de ferro fundido que compõem a estrutura do teatro foram importadas de Glasgow, na Escócia. No projeto do TJA, o capitão Bernardo José de Mello imaginou um teatro-jardim. Mas o jardim só foi construído na reforma que durou de 1974 a abril de 1975. A última reforma se deu entre 1989 e 1990.

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