segunda-feira, 23 de março de 2009

Especial Mês do Teatro e do Circo

Série Fora de Hora: Desmontagem
O TJA realiza quatro sessões para trazer à cena processors de elaboração do espetáculo. Toda sexta às 22h30.

Dia 6: Camille Claudel, de Ceronha Pontes
Vida e obra da artista francesa.

Dia 13: Conversa de Lavadeiras, da Trupe ´Caba de Chegar
Uma comédia de Robson Araújo. Com Marcelo Holanda, Murillo Ramos (direção) Alcântara Costa, Marcos Amaral. Supervisão: Ana Marlene

Dia 20: Solo Número 1 - Babel, de João Andrade Joca
Sobre o conceito de corpo grotesco a partir de Mikail Bakhtin.

Dia 27: Uma Flor de Dama, de Silvero Pereira
Baseado em texto de Caio Fernando Abreu, uma noite na vida de um travesti.

De 17 a 20: Santo Ofício
Instalação da Cia. de Teatro Epidemia de Bonecos conta a história da Inquisição, com mais de 100 bonecos e adereços em miniatura. Pesquisa: Izabel Vasconcelos (concepção e bonecos), Marcos Theigher e Ce´sar Ferre. Sonoplastia e apresentação: Cláudio Magalhães. Adereços: João Alber Pinto.

O tribunal do Santo Ofício da Inquisição foi instituído em 1184 pela Igreja Católica para combater acusados de ofensa à fé ou aos costumes, feitiçaria, usura, blasfêmia e bigamia. No Brasil, sua ação se exerceu através dos "visitadores" ou de bispos com poderes para efetuar prisões, confiscar bens e enviar acusados para julgamento em Lisboa.

O autor Cláudio Magalhães guia visita dia 17 às 15h e 16h. De terça à sexta, 18 a 20, visitação das 8h às 20h. No palco principal, grátis.

quarta, 25
Café com Teatro - O Mistério da Cascata
Teatro seguido de café após a apresentação.
O Mistério da Cascata é uma comédia inspirada nos filmes de terror e suspense. Com Silvero Pereira (direção), Tomaz de Aquino, Diego Baima, Jotacílio Martins, Germano Oliveira, Gabriela Sullivan e Jairo Cosmo.

sexta, 27 de março - Dia mundial do Teatro e do Circo
Um encontro festivo de artistas e públicos. O TJA abre às 8h e continua o dia de comemoração com a presença do palhaço Trepinha, seu assistente Subidinha e novos artistas da cena que trabalham circo na residência artística que Claúdio Ivo realiza desde 2008 no TJA.

terça, 31
Pré-estréia Capitu conta Capitu
A jornalista Adísia Sá escreveu o livro de mesmo nome. Capitu conta sua versão para o "Dom Casmurro", de Machado de Assis. Adaptação: Ceronha Pontes. Com Ana Cristina Viana. Direção: Ana Marlene
sessão exclusiva para mulheres

Nenhum comentário:

Saiba mais sobre o TJA

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Inaugurado oficialmente em 17 de junho de 1910, apresenta arquitetura eclética: sala de espetáculo em estilo art noveau, auditório de 120 lugares, foyer, espaço cênico a céu aberto e o prédio anexo, que sedia o Centro de Artes Cênicas (CENA); o Teatro Morro do Ouro, com capacidade para 90 pessoas; a praça Mestre Pedro Boca Rica, com palco ao ar livre e capacidade para 600 pessoas; a Biblioteca Carlos Câmara; a Galeria Ramos Cotôco; quatro salas de estudos e ensaios; oficinas de cenotécnica, figurino, iluminação e o Curso Princípios Básicos de Teatro. A pedra fundamental foi lançada em 1896, no centro da praça Marquês do Herval, atual praça José de Alencar, mas o projeto original não foi concretizado. Em 1904 é que foi oficialmente autorizada a construção do Theatro José de Alencar, através da lei 768, de 20 de agosto. Em 6 de junho de 1908 as obras oficialmente tiveram início, e as peças de ferro fundido que compõem a estrutura do teatro foram importadas de Glasgow, na Escócia. No projeto do TJA, o capitão Bernardo José de Mello imaginou um teatro-jardim. Mas o jardim só foi construído na reforma que durou de 1974 a abril de 1975. A última reforma se deu entre 1989 e 1990.

Web Site Traffic Counter
Best Buy Coupon