sexta-feira, 7 de novembro de 2008

MAIS INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELOS RESPONSÁVEIS PELAS ATIVIDADES

Dia 01
Recital Trio de Câmera

Celebração musical do reencontro dos músicos Fernando Lage, Heriberto Porto e Nelma Dahás.
Fernando Lage é um violoncelista de carreira internacional e está de volta à sua cidade natal após oito anos de ausência. Junto com Heriberto Porto promoveu nos anos '90 as Semanas de Música de Câmera no Foyer do TJA, onde ministravam oficinas e apresentavam concertos diversos. A última apresentação de Fernando Lage em Fortaleza foi com Nelma Dahas e a violoncelista francesa Aude Vanackére no foyer do TJA no projeto Quinta Instrumental. Nelma e Heriberto são professores do Curso de Música da Uece e se apresentam regularmente em recitais. Neste concerto poderemos ouvir peças em trio e em duo de autores célebres como o mestre Joseph Haydn, o romântico K. M. von Weber e o grande maestro Heitor Villa Lobos que compôs "Assobio a Jato" para flauta e violoncelo.

Fernando Lage Nasceu em Fortaleza onde iniciou seus estudos de violoncelo com seu pai Hiram Lage. Estudou no Conservatório Real de Haia (Holanda), no Instituto Lemmens em Leuven (Bélgica) e no Conservatório Superior de Paris, obtendo os diplomas de professor, solista com grande distinção e especialista em música barroca. Estreou como solista em 1986 executando o concerto n°1 de Saint-Saëns com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre sob a regência do maestro Eleazar de Carvalho. Tem colaborado com vários grupos de música de câmera e orquestras européias como Les Musiciens du Louvre, Orquestra Nacional da Bélgica, Orquestra da Ópera Real de Flandres, Residentie Orkest de Haia, Orquestra Sinfônica Real de Sevilha e como solista da Orquestra da Ópera Nacional de Lyon, Orquestra da Ópera de Dijon, Camerata de Bourgogne (França), Orquestra de Câmera Swiss Consort de Genebra, Orquestra Cidade de Granada entre outras. Em recitais e concertos de música de câmera tem atuado no Brasil (Rio, São Paulo, Curitiba...) Portugal (Estoril), Espanha (Granada, Sevilha, Valencia...), França (Paris, Nantes, Avignon...), Alemanha, Bélgica, Holanda (Amsterdã, Rotterdã, Middelburg...), Inglaterra (York), Polônia (Varsóvia, Gdansk...), Grécia (Atenas), Turquia (Ancara, Istambul e Izmir) e tem participado em diversas gravações para Deutsche Grammophon, EMI, Harmonia Mundi y RCA-BMG. Atualmente é professor de violoncelo do Conservatorio de Briançon, na França

Nelma Dahas Nasceu em Belém. Graduou-se em Piano e obteve o título de Mestre em Música - Piano na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde estudou com Heitor Alimonda, Sônia Goulart e Hermínia Roubaud. Aperfeiçoou-se no Meistersinger Konservatorium em Nürnberg, Alemanha, sob orientação da pianista de Annie Gicquel, tendo também participado de Seminários de Musicologia na Universidade Erlangen-Nürnberg. Gravou série de concertos camerísticos para a TV Educativa no Rio de Janeiro e dedicou-se à apresentação de obras de compositores brasileiros nos Panoramas de Música Brasileira da Escola de Música da UFRJ. Obteve premiações em concursos de Piano, inclusive o de melhor intérprete de Lorenzo Fernandez, em 1986, no Rio de Janeiro. Foi pofessora na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Escola de Música da Universidade Federal do Pará . Hoje desenvolve atividades como pianista solista e camerista, tendo realizado concertos em Manaus, Brasília, Goiânia, Macapá e Belém pelo projeto Circulação de Musica de Concerto da FUNARTE, em 2005. Dedica-se também à pesquisa na área de Pedagogia do Piano, tendo ministrado cursos sobre repertório pianístico em várias universidades brasileiras. É professora do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Heriberto Porto Estudou no Conservatório Real de Música de Bruxelas, Bélgica, e obteve, em 1987, os primeiros prêmios de Flauta e Música de Câmara e, em 1990, o diploma de Solista em flauta transversal e música de câmera . Também em Bruxelas estudou jazz e improvisação com Steve Houben e Fabrizio Cassol(AKA MOON). Participou de cursos na França com Baudoin Giaux, Philippe Bernold dentre outros. Atuou como instrumentista em vários recitais e orquestras belgas. Com Fernando Lage, nos anos '90 realizou recitais e oficinas em Fortaleza e Amsterdã. Hoje participa como flautista de diversos grupos, como a Marimbanda, Syntagma e Quinteto se Sopros Alberto Nepomuceno. É professor de Flauta no curso de música da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Tem participado como professor do Festival Música em Ibiapaba desde sua criação ministrando cursos de flauta transversal, flauta doce, improvisação, leitura e história do jazz. No Ceará gravou e se apresentou com a ORCEC, Marimbanda, Syntagma, Fausto Nilo, Manassés, Nonato Luis,Belchior, Aparecida Silvino, Dona Mazé do bandolim, Idilva Germano, Petrúcio Amorim,Daniela Montezuma, Esperando a Feijoada, dentre outros.

Dia 06
Colégio Maria Ester – Uma aventura pelo mundo das artes

A partir da compreensão do papel da escola - formar cidadãos - a arte deve ter um papel de destaque no processo de ensino/aprendizagem. “AventurArtes” objetiva desenvolver o pensamento artístico, buscando ampliar a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação das crianças. A abordagem da arte deste projeto não se restringe a feitura de trabalhos artísticos, mas também a capacidade de refletir e apreciar a arte. Dentro dessa perspectiva, explorar a arte significa conhecer uma das manifestações sociais do homem. Daí, ela não pode estar desvinculada do contexto histórico em que está inserida. A partir do conhecimento das obras dos grandes pintores, as crianças irão conhecer diferentes formas de perceber e representar a realidade. Nesse sentido, o estudo da arte facilita a relação com outras áreas disciplinares na medida em que estabelece relações com um determinado período histórico, com diferentes culturas, relativizando, assim, valores. Outra contribuição do projeto é o aguçar dos sentidos, possibilitando a vivência com outras formas de comunicação, além de abrir uma perspectiva para um conhecimento da dimensão poética do mundo. Na verdade, o exercício da cidadania também se refere à ampliação de aprendizagens. A criança que não explora a arte tem uma aprendizagem limitada, pois lhe escapa a dimensão do sonho.

Dias 07, 08 e 09
Vidança - Visagens do Desejo
Uma reflexão sobre os limites e desdobramentos da paixão e do desejo na condição humana. Busca atenta e exatamente uma figura ora esquecida, ora lembrada, que parece revelar algo da construção mítica: a da bailarina Maria Amélia, que na década de 50, trouxe para Fortaleza a chamada Dança Moderna. Ao debruçarmo-nos sobre a história de Maria Amélia, a ruptura que travava com o modelo clássico de bailarina (neste tempo só o ballet clássico era admitido nos teatros locais), as desmedidas do seu desejo intenso de dançar, sua loucura e morte, deparamo-nos também com reflexões fundamentais sobre os desejos e paixões na condição humana. É assim que pensamos a recomposição dos sentimentos, das percas, desejos e paixões da bailarina Maria Amélia, ao modo do mito e, ainda, usaremos estas construções míticas como contraponto ante o material das histórias dos desejos humanos, como o desejo pela Dança, dos bailarinos do Vidança.

Direção geral e concepção e figurino: Anália Timbó. Coreografia: Maria Paula Rego. Fotos: Jarbas Oliveira.

QUINTAL DE MANGUE
O espetáculo “Quintal de Mangue” conta a história dos moradores do bairro Vila Velha. Famílias com crianças e adolescentes, que se dividem entre as agruras e as felicidades de uma área construída sobre uma imensa região de mangue. A exuberância da natureza, com seus bichos e plantas, tomam conta das coreografiasx A partir daí, a história de vida das mulheres, crianças e adolescentes da Vidança é revelada, de forma a mostrar que arte e vida se confundem, através da dança, da costura, da percussão.

DIREÇÃO GERAL E COREOGRAFIA: Anália Timbó. PROFESSORES COREÓGRAFOS: Socorro Timbó e Vanda Januário. DRAMATURGIA: Ângela Linhares. PESQUISA MUSICAL: Anália Timbó e Cia. Vidança. PERCUSSÃO: Grupo Tambatuque do Vidança. CRIAÇÃO DE FIGURINOS: Anália Timbó. CONFECÇÃO DE FIGURINOS: Retalhos da Vida

Dia 10
OSESP
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp – é considerada hoje a mais destacada orquestra da América Latina. Desde 1997 sob direção do maestro John Neschling, a Osesp passou por reestruturações que a transformaram em referencial de qualidade e excelência nos campos da Arte, da Cultura e da Educação no Brasil. Com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, foram criados o Centro de Documentação Musical Maestro Eleazar de Carvalho, a editora de partituras Criadores do Brasil, a Coordenadoria de Programas Educacionais, a recente Academia, o Serviço de Assinaturas e o Serviço de Voluntários.

A incorporação do antigo Coro Sinfônico do Estado de São Paulo, dando origem aos coros Sinfônico e de Câmara da Osesp e a criação dos coros Infantil e Juvenil enriquecem as temporadas de mais de 130 apresentações.
Com uma programação abrangente –que mescla as grandes obras da literatura musical internacional com primeiras audições mundiais e compositores brasileiros–, a Osesp traz ao Brasil alguns dos maiores regentes e solistas da atualidade, como Kurt Masur, Krzysztof Penderecki, Josep Pons, Claus Peter Flor, Frank Shipway, Barbara Hendricks, Sergei Leiferkus, Nelson Freire, Stephen Kovacevich, Emmanuel Pahud, Pepe Romero, Gerard Caussé, Midori e Leonidas Kavakos, dentre mais de 60 convidados a cada ano.
Em parceria com as gravadoras BIS e Biscoito Fino, a Orquestra cumpre a missão de registrar a criação musical brasileira, também presente nas bem-sucedidas turnês pela América Latina (2000, 2005, 2007), Estados Unidos da América (2002, 2006), Europa (2003, 2007) e Brasil (2004).

Entre os prêmios mais importantes ganhou, em 2007, o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Clássica pela gravação da 6ª Sinfonia e Abertura A Consagração da Casa de Beethoven, além de ter sido indicada ao Gramophone Award, com o CD dos primeiros concertos para piano de Medtner e Tchaikovsky.
Em 2008, a Osesp prepara-se para uma nova série de apresentações pelo País, além da temporada de concertos, repleta de novidades e boa música em sua sede, a Sala São Paulo.

Dia 11 de novembro
Encantrago – Ver de Rosa um Ser Tão
Espetáculo teatral livremente inspirado nas obras e na linguagem de João Guimarães Rosa, em homenagem aos 100 anos de seu nascimento. O elenco propõe, um mergulho na alma sertaneja presente no universo de Guimarães, preservando sua linguagem peculiar e a “fantasia do simples”. É “Encantrago” uma ritualização da vida, ritualização esta trazida ao palco e estendida ao publico que assiste e participa dessa montagem, que busca subverter a lógica do senso comum e destilar, por uma via contemporânea e crítica, toda a obstinada energia dos homens sertanejos, sua “fantasiação” e sua “visceralidade”, bem como valores, crenças, linguagem, história e cultura, transmitindo ao público o sertão e suas dimensões. Direção e Texto de Herê Aquino. Realização: Grupos Teatro Vitrine e Expressões Humanas. Duração: 160 min

Dias 12 e 13 de novembro
R I T U A L - GRUPO DE DANÇA TABLADO

O Grupo de Dança Tablado data de 1993, como o primeiro grupo a pesquisar e trabalhar o Flamenco no Ceará, com o Projeto “Cantares de España”, e atua desde então como instrumento de divulgação no processo de informação e formação de platéias, voltadas para a Cultura Hispano-Andaluza e Tradicional Popular, por entender que a proximidade desses traços fortalece nossos laços culturais.

Propomos realizar mais um espetáculo de Dança Flamenca, dessa vez, em comemoração aos 15 anos de fundação do referido Grupo. Tencionamos focar o nosso trabalho na religiosidade, como uma das várias dimensões que o ser humano possui dentro de sua complexidade. Participarão desse espetáculo:
- os 20 dançarinos integrantes do grupo
- os alunos que fazem aulas ministradas pelos professores do grupo.
- o bailaor, coreógrafo e professor Fábio Rodríguez (SP)
- o guitarrista flamenco Yuri Cayres (SP)
- o percussionista flamenco Luiano Khatib (SP)
- o cantaor Diego Zarcon (RJ)
- a cantaora Tiza Harbas (RJ)
O espetáculo RITUAL, fará menção a Nossa Senhora do Rocío, delineando um perfil místico do peregrino, cigano ou nordestino, pois ambos têm consciência da sua fé e por essa razão, peregrinam aos santuários e veneram os lugares sagrados, livres para traçarem seus caminhos, para escolherem e crerem. Fraquejam, caem, mas se erguem e se amparam e amenizam suas dificuldades e fragilidades com a maior força que lhes competem e chama Fé, onde os espaços sagrados não possuem imperfeições.
O Grupo Tablado já trabalhou com vários temas, como a alegria das festas, a tristeza das perdas, sentimentos densos como o ciúme e a intriga, o arroubo das paixões, e agora, fará um deslocamento ao simbolismo da religiosidade, através dos ritos e rituais, já que tratamos do rito de passagem de 15 anos.
O Theatro José de Alencar, nos dias 12 e 13 de novembro do corrente ano de 2008, será transformado num lugar sacralizado pela devoção popular, palco de acolhimento, onde todos serão bem vindos, independente de crença, raça ou nível social, porque não só o significado simbólico tem sentido, mas a festa como um momento de celebração, na criação de novas formas de expressão de fé, elemento bastante significativo na cultura e na vida de nossa gente, que absorve o Flamenco , e compartilhando a crença, os costumes e a vida.
Nossa dança, nossa música, nossas castanholas, palmas, sapateados e “olés”, ecoarão numa representação emblemática do nosso corpo, como privilegiadores dos sinais da fé, retratando no movimento os diferentes ângulos da forma de crer.

Dias 14 e 15
DE PAI PARA FILHO
é um show que, de repente, ficou OBRIGATÓRIO ser produzido. Chico Anysio e seu filho André Lucas apareceram em alguns programas de televisão onde fizeram algumas cenas dialogadas e a coisa fez um grande sucesso. A cena da prostituta velhinha querendo aposentadoria, apresentada no programa do Jô Soares determinou o nascimento do show com o pai e o filho, coisa que agora está sendo apresentada. Chico Anysio diz que é delicioso poder trabalhar com seu filho, a quem ensinou muito do que ele sabe e André Lucas acha que a cada apresentação que fazem juntos, mais ele aprende com o seu velho. Nós achamos que os dois estão certos. São vários esquetes e monólogos, além de uma montoeira de pequeninas histórias que os dois contam muito bem, pois são (os dois) belos contadores de histórias. Nas vezes em que o show foi apresentado fora de circuito, em lugares fechados, à guisa de ensaio, o sucesso foi muito grande, o que animou os dois a levar o show para o país inteiro. “DE PAI PARA FILHO” é um espetáculo “feito em casa”, mas de tal modo brilhante que você, com certeza, aplaudirá. De pé, quem sabe? Obrigado aos dois por terem pedido que eu fizesse esta apresentação.

Tom Cavalcante

Dia 17
CHICA Escrava, Mulher e Rainha

A montagem segue uma linha natural, mergulhado no século XVIII, na cidade de Arraial do Tijuco, atual Diamantina, Minas Gerais, demonstrando com criatividade e fidelidade a época que se passa a história, reproduziremos uma época de alta participação da mão negra escrava, tudo isso apoiados nos recursos de figurinos e adereços que configuravam o momento, os elementos cenográficos são leves, de forma que facilitem a sua montagem, desmontagem e o transporte dos mesmos em qualquer espaço teatral . São três personagens centrais desta trama João Fernandes e as escravas Chica e sua amiga Antonia, que apresentarão ao público presente ao teatro, as aflições e desejos de quando uma escrava comum se transformando da noite para o dia numa das mulheres mais ricas e influentes do momento, mas impedida pela sociedade branca a gozar os privilégios da cidade por ser negra. O espetáculo receberá apoio de músicos percussionistas que darão ritmo a história central, sempre como pano de fundo às questões sociais da cidade Arraial de Tijuco, que se desenvolvia com muita rapidez em virtude das descobertas dos diamantes e da exploração desordenada das jazigas de ouro espalhadas por toda a região marcando um importante momento na história Brasileira.


Festival 2008 da Academia de Dança 7 de Setembro

2 espetáculos diferentes: 17h30, Balé The Fairy Doll; 20h: Jazz Uma Noite no Museu. Serão dois ingressos diferentes para dois públicos diferentes. Um ingresso para as 17:30h e outro para as 20h. Cada ingresso custará R$24,00 (inteira) e R$12,00 (meia). Na academia, preço promocional de R$12,00.
9103. 5065 Cláudia Pires e 9135.7636 Sílvia Renata

XVI FESTIVAL DE DANÇA DA ACADEMIA 7 DE SETEMBRO
The Fairy Doll para as turmas de Balé Clássico e Uma Noite no Museu para as turmas de Jazz. Nessas criações envolveremos 250 participantes entre crianças e profissionais de dança, com o objetivo de despertar cada vez mais o interesse pela dança e o compromisso com a arte.
*******
fim da programação de novembro

Nenhum comentário:

Saiba mais sobre o TJA

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Inaugurado oficialmente em 17 de junho de 1910, apresenta arquitetura eclética: sala de espetáculo em estilo art noveau, auditório de 120 lugares, foyer, espaço cênico a céu aberto e o prédio anexo, que sedia o Centro de Artes Cênicas (CENA); o Teatro Morro do Ouro, com capacidade para 90 pessoas; a praça Mestre Pedro Boca Rica, com palco ao ar livre e capacidade para 600 pessoas; a Biblioteca Carlos Câmara; a Galeria Ramos Cotôco; quatro salas de estudos e ensaios; oficinas de cenotécnica, figurino, iluminação e o Curso Princípios Básicos de Teatro. A pedra fundamental foi lançada em 1896, no centro da praça Marquês do Herval, atual praça José de Alencar, mas o projeto original não foi concretizado. Em 1904 é que foi oficialmente autorizada a construção do Theatro José de Alencar, através da lei 768, de 20 de agosto. Em 6 de junho de 1908 as obras oficialmente tiveram início, e as peças de ferro fundido que compõem a estrutura do teatro foram importadas de Glasgow, na Escócia. No projeto do TJA, o capitão Bernardo José de Mello imaginou um teatro-jardim. Mas o jardim só foi construído na reforma que durou de 1974 a abril de 1975. A última reforma se deu entre 1989 e 1990.

Web Site Traffic Counter
Best Buy Coupon