quarta-feira, 7 de maio de 2008

Parte 1: uma panorâmica da programação

A. Música no Theatro

B. Artes da Cena (circo, dança, teatro)+Projeto Abracadabra+Série Repertório

C. Encontros TJAViva o Centro!I Encontro TJA de Pesquisadores das Artes Cênicas e Performáticas
D. Por uma Escola Livre de Artes CênicasCursos, oficinas, troca de saberes

E. Visita Guiada ao Theatro

F. Livros e leituras no Theatro

Dia 01: publicações sobre o Ceará na Visita Guiada ao Theatro

Dias 4, 11 e 18: Leituras Teatrais – A menina dos cabelos de capim

Dia 25: Fátima Souza lê “Cleide”, do livro Macaúba, de Gero Camilolê o livro
“Ciganos”, de Bartolomeu

Parte 2: A programação dia-a-dia

Parte 1
Música no Theatro

Dia 02
Boleros com Bossa: show da cantora Montserrat

07 e 08
Noites de Gala, Samba na Rua: show da cantora Mônica Salmaso

14
Ensaio Aberto: Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho

17
Dias 17 no Theatro: Camerata Eleazar de Carvalho

24
Concerto Solo de Piano: Vitor Araújo

25
Domingueira no Theatro

Impressões Musicais: Alunos e professores de Música da Uece+Sua majestade, o violão – Homenagem a Dilermando Reis
Recital Violão Solo: Marco Leonel. Participação: Leonardo Maciel+Orquestra Filarmônica do Ceará e Società Italiana della Musica e del Teatro di Chieti

27 a 30
70 Anos do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno
terça, 27, 19h30, palco principal
Recital Bodas de Platina 1
Piano, Violão, Corais e Bandas1. quarta, 28, 19h30, foyer

2. Festival de Piano em Conjunto3. 24 duplas de alunos executando peças
nacionais e internacionais a 4 mãos
sexta, 30, 19h30, palco principal e jardim
Recital Bodas de Platina 2
Ação de Graças, Recital e Coquetel
29
Concerto Solidário: Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho apresenta
Ensemble Punto It

Artes da cena
Dia 3 Ary Sherlock em Coisas, palavras e canções
Dia 4 Yes, nós temos Braguinha, musical do Encantar, Coral dos Correios
Dias, 9, 10 e 11 Samantha Schmütz na comédia Curtas
Projeto Abracadabra
Dia 06: Cia. Sol encena lendas africanas em Contos Africanos
Dia 13: Cia. do Barulho dança Lá dentro, um barulho
Dias 15 e 16: Trupe Vivarte de Teatro apresenta O Sinos, de Marcos Barbosa

Série Repertório

R e p e r t ó r i o
“Substantivo masculino.
1. matéria metodicamente disposta;
2. coleção, compilação, conjunto;
3. índice dos assuntos de um livro;
4. inventário no qual as matérias são classificadas
numa ordem que permite encontrá-las facilmente;
5. o conjunto das peças teatrais ou das composições
musicais pertencentes a um autor, uma escola, uma época, etc.,
ou que se apresentam com forma ou objetivos definidos.
6. O conjunto das obras interpretadas por uma companhia
teatral, por um ator, por uma orquestra, por um solista, etc.“

Iniciada em março de 2008, a Série Repertório é uma ação do TJA. Em março, apresentou os coletivos Trupe ‘Caba de Chegar (18 anos) e Cia. Epidemia de Teatro de Bonecos (21 anos). Em abril, o repertório de Sílvia Moura (20 anos como coreógrafa) e seu trabalho com o Centro de Experimentação em Movimento – Cem (06 anos). Em maio, encena cinco solos do ator, dramaturgo e diretor Ricardo Guilherme e se conecta com outros projetos do TJA, como o I Encontro de Pesquisadores em Artes Cênicas e Performáticas e Leituras Teatrais. Uma Mostra Repertório surge na edição 2004 do Festival de Teatro de Fortaleza, com uma seleção de solos de Ricardo Guilherme.

Ricardo Guilherme ator, dramaturgo, diretor
30 Anos do Grupo Pesquisa - 20 Anos do Teatro Radical
Não há espectador – por mais embrutecido, cínico ou insensível que seja –que não se toque com a carga emocional de Ricardo Guilherme.Seu trabalho é cerebral e instigante. (Jaguar, escritor, O Pasquim – Rio de Janeiro/RJ, 1982)
A. CriançaRadical
Leituras Teatrais
Domingos, 17h30: dias 4, 11 e 18
A menina dos cabelos de capim
Texto: Ricardo Guilherme. Direção: Karlo Kardozo
Leitura com as atrizes Hertenha Glauce, Luiza Torres e Ednéia Tutti
· O texto ganhou uma primeira montagem em 1999/2000. Última encenação no TJA em 2002, no extinto projeto Arte ao Meio-Dia, derivado, por sua vez, do Sobremesa com Arte

B. PesquisaRadical
* O Espectador na peça ‘A Menina dos Cabelos de Capim, de Hertenha Glauce
* As significações sobre o trabalho com a imaginação na artesania da cena do
teatro radical brasileiro, de Ednéia Gonçalves Quinto

No I Encontro TJA de Pesquisadores em Artes Cênicas e Performáticas
(28 de maio a 01 de junho)

C. SolosRadicais – Solos de Ricardo Guilherme
Sempre às 19h30
Sábado, 17 Bravíssimo No repertório RG desde 1997
Domingo, 18 Apareceu a Margarida No repertório RG desde 1981
Terça, 20 Flor de Obsessão No repertório RG desde 1993
Quinta, 22 Ramadãça No repertório RG desde 2002
Sexta, 23 A divina comédia de Dante e Moacir No repertório RG desde 2000
Encontros TJA

01. Viva o Centro!
Um convite do Theatro José de Alencar – TJA e Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB para pensar sobre espaços públicos em Fortaleza, a partir do Centro, a região da cidade de maiorconcentração de instituições culturais

sábado, 17 de maio de 2008
15h às 18h
foyer do Theatro José de Alencar

ViveNoCentro*
1. Academia Cearense de Letras 2. Arquivo Público do Estado do Ceará – Arquivo Intermediário
3. Biblioteca Pública Estadual 4. Casa de Cultura Juvenal Galeno 5. Centro Cultural do Banco do Nordeste/CCBNB 6. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura/CDMAC 7. Espaço Cultural dos Correios 8. Espaço Cultural Sesc Cine São Luiz 9. Emcetur/Museu de Arte Popular e Teatro Carlos Câmara* 10. Funcet/Prefeitura de Fortaleza - Paço Municipal e Teatro Antonieta Noronha 11. Instituto do Ceará – Memorial Barão de Studart* 12. Iphan 13. Museu do Ceará 14. Museu das Secas/Dnocs* 15. Museu Casa da Indústria* 16. Parque das Esculturas/Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza 17. Sobrado Dr. José Lourenço 18. Sesc 19. Teatro São José 20. Theatro José de Alencar - Centro de Artes Cênicas do Ceará/Cena (anexo TJA) 21. Vila das Artes* (escola de audiovisual, escola de dança etc.)* em processo de implantação ou fechadas, com reforma ou restauro previstos ou em andamento

Encontros TJA
I Encontro TJA de Pesquisadores em Artes Cênicas e Performáticas
quarta, 28, 18h30 no palco principal
aula espetáculo “O riso brincante do Nordeste”
quinta e sexta, 29 e 30, a partir das 15h no foyer
Comunicações
Título do trabalho de pesquisa e autor
Festa dos Karetas: fotografia como registro etnográfico - Alex Hermes
A reivenção de si e do outro: Um estudo sobre community-based
performances que trabalham com mitos - Edilberto Mendes

As significações sobre o trabalho com a imaginação na artesania da cena
do teatro radical brasileiro - Ednéia Gonçalves Quinto

Processo de trabalho coreográfico – Uma experiência de
montagem (espetáculo Óbvio) - Fauller

O espectador na peça A menina dos cabelos de capim - Hertenha Glauce

O gesto significativo na cena cômica - Henrique Bezerra

"A Decisão" de Bertolt Brecht: A formação do ator na prática das peças didáticas - Joel MonteiroRituais sagrados no hinduismo - Juliana Muniz

Quando o Ceará entra em cena: identidade e autoralidade no
panorama teatral cearense da década de 1970 - Magela Lima

Caretos e Chocalheiros: ritos de passagem e encantamento - Oswald Barroso

Zé Pio, uma história de Vida: A saga de um mestre
de boi na periferia de fortaleza - Pryscilla Martins
Mais no I Encontro TJA de Pesquisadores em Artes Cênicas e Performáticas

Conversa de Coreógrafo
Fauller dança e fala sobre seu processo de trabalho.
“Conversa de Coreógrafo” foi proposto ao TJA por Sílvia Moura, criadora e coordenadora do Centro de Experimentação em Movimento, que abriu o projeto em março passado
quinta, 29, 17h30 na Sala de Dança Hugo Bianchi/Cena (anexo TJA) - grátis

O Jogo Dentro do Jogo: O Corpo Cênico na Capoeira Angola
Oficina com o facilitador Armando Leão. Participação: Galba Nogueira
sábado, 31 de maio e domingo, 01 de Junho
14h às 18h na Sala de Teatro Nadir Papi Saboya/Cena 25 vagas R$ 50,00/pessoa
Inscrições para novas comunicações até dia 23 de maio no
portaria do Cena (anexo TJA) ou via e-mail oswaldba@ig.com.br

Teatro de Bonecos Popular do Nordeste
II Encontro de Coordenadores Estaduais do Projeto de Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste: Mamulengo, Cassimiro Coco, Babau e João Redondo no livro das formas e expressões do Iphan. Projeto da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos - ABTB

Dia 15 no foyer – 16 a 18 no Cena(anexo TJA)Reunião de trabalho: Izabela Brochado (DF), coordenadora geral, Kaise Ribeiro (DF),Renato Perré (PR), presidente da ABTB, Adriana Alcure (RJ), Izabel Concessa (PE), Ricardo Canella (RN), Amanda Vianna (PB), Ãngela Escudeiro (CE) e equipe do Iphan, coordenada por Cláudia Vasquez

D. Por uma Escola Livre de Artes Cênicas

Cursos, oficinas, troca de saberes

Curso Princípios Básicos de Teatro
Inscrições abertas para turma noite. Início das aulas: junho. Exclusivo para maiores de 18 anos e comprovado vínculo empregatício com atividades profissionais nos turnos da manhã e tarde.
Taxa de inscrição: R$ 5,00

Dança de Salão
Aulas iniciadas em abril. Recebe novos alunos todos os meses. Aulas às terças e quintas às 18h30, no Cena. Valor mensal: r$ 25,00/mês

Noções Básicas de Interpretação e Encenação
Oficina de teatro com o ator Deugiolino Lucas. Para adultos que trabalham com casamento matuto em quadrilhas juninas Dias 3 e 4 de maio, sábado e domingo, das 14h às 18h. Salas do Cena. 25 vagas. R$ 10,00

E. Visita Guiada ao Theatro
A Visita Guiada é um canto de sedução para os muitos modos de vida que brotam no TJA e uma provocação para outros que podem ali prosperar. Os roteiros variam em função da programação da casa e incluem os jardins, os bastidores do teatrão quase centenário e o Centro de Artes Cênicas do Ceará – Cena (anexo TJA).

Teatro-monumento, mais exuberante exemplar da arquitetura de ferro no Brasil, o TJA é um dos raros no mundo onde se trabalha também com a luz do sol. Tem a maior cascata de folhas e flores que se conhece em jardim público, um jardim projetado por Roberto Burle Marx. É aberto não só por conta da arquitetura... Tem um programa que faz jus ao nome, Theatro de Portas Abertas, uma série de ações e projetos de acesso gratuito, iniciado nos anos 90, no período pós-restauro realizado entre 1989-1991, quando se instaurou a Visita Guiada. Era, então, um percurso pelo vasto canteiro de obras em que se transformou o Theatro.
Os roteiros têm início a cada uma hora sempre de terça à sexta:
8h, 9h, 10h, 11h, 13h,14h,15h e 16h
sábados,domingos e feriados:
13h,14h,15h e 16h
Duração mínima: 30 minutos
Pra todas as idades

Roteiro Especial Maio - Sábado, 31, 16h
“Um lugar onde a vida acontece, os jardins de Burle Marx no TJA”.
Guias: Fernanda Rocha (Laboratório da Paisagem), Izabel Gurgel (diretora do TJA) e Sérgio Castro (Flora do Ceará)

Nenhum comentário:

Saiba mais sobre o TJA

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Inaugurado oficialmente em 17 de junho de 1910, apresenta arquitetura eclética: sala de espetáculo em estilo art noveau, auditório de 120 lugares, foyer, espaço cênico a céu aberto e o prédio anexo, que sedia o Centro de Artes Cênicas (CENA); o Teatro Morro do Ouro, com capacidade para 90 pessoas; a praça Mestre Pedro Boca Rica, com palco ao ar livre e capacidade para 600 pessoas; a Biblioteca Carlos Câmara; a Galeria Ramos Cotôco; quatro salas de estudos e ensaios; oficinas de cenotécnica, figurino, iluminação e o Curso Princípios Básicos de Teatro. A pedra fundamental foi lançada em 1896, no centro da praça Marquês do Herval, atual praça José de Alencar, mas o projeto original não foi concretizado. Em 1904 é que foi oficialmente autorizada a construção do Theatro José de Alencar, através da lei 768, de 20 de agosto. Em 6 de junho de 1908 as obras oficialmente tiveram início, e as peças de ferro fundido que compõem a estrutura do teatro foram importadas de Glasgow, na Escócia. No projeto do TJA, o capitão Bernardo José de Mello imaginou um teatro-jardim. Mas o jardim só foi construído na reforma que durou de 1974 a abril de 1975. A última reforma se deu entre 1989 e 1990.

Web Site Traffic Counter
Best Buy Coupon