sexta-feira, 28 de novembro de 2008

PANORAMA – INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE AÇÕES, PROJETOS E PROGRAMAS DO TJA

Programa Theatro de Portas Abertas
atividades gratuitas



A atuação recente do TJA está ligada ao principal restauro (1989-1991) da casa. Desde a reinauguração, dia 26 de janeiro de 1991, o TJA experimenta modos de intensificar sua relação com o público. Iniciado no começo dos anos 90, o Programa Theatro de Portas Abertas é uma realização da secretaria estadual da Cultura. Veja como o programa que batiza as atividades realizadas todo dia 17 de cada mês abrange uma série de outras ações e projetos

Dias 17 É o desaniversário do TJA, que faz aniversário dia 17 de junho. Em cartaz desde 1999: todo dia 17, de janeiro a dezembro, um dia inteiro de programação gratuita

Sexta de Música no Theatro Instrumental, canto coral, bandas, grandes solistas, regional de chorinho, samba de mesa... Muitos modos musicais ao cair da noite de sexta. BEC Seis e Meia, Seis e Meia Luminar, Boca da Noite, entre outros nomes batizaram o projeto iniciado no começo dos anos 90

Projeto Abracadraba Artes do circo, dança, música e teatro na caixa cênica, com o público no palco, junto com os artistas, vendo os bastidores da cena. Começou em abril de 2007

Domingueira no Theatro Artes do circo, dança, música e teatro + visita guiada no último domingo do mês, dia de tarifa social no transporte público de Fortaleza. Começou em abril de 2007

Visita Guiada ao Theatro Um percurso pela edificação de 1910, os jardins de Burle Marx e o Centro de Artes Cênicas do Ceará – Cena (anexo TJA). Em cartaz desde o começo dos anos 90, inicialmente como Visita Guiada ao Patrimônio. Gratuito todo dia 17 e no último domingo do mês, quando da Domingueira no Theatro

Encontros TJA Novo batismo de uma série de atividades de formação e sensibilização de platéia, que o TJA realiza desde o período posterior ao principal restauro da casa, realizado entre 1989 –1991. Em julho, aconteceu em torno do tema “Música e cidade: experiências sensíveis”; em agosto, em torno da vida & obra do paisagista Roberto Burle Marx para colocar em pauta cidade e espaços verdes

Troca de Saberes Iniciativas de formação já receberam os mais variados selos ao longo da trajetória recente do TJA. Foco nas artes cênicas. Calendário mensal de atividades. Passa por modificações, incorporando experimentação de um programa de residência artística

Ensaio Aberto Ação em conjunto com a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, criada em 1996 e desde então sediada no TJA. Ensaio aberto sempre às 9h da primeira quarta do mês

Escola Livre de Artes Cênicas Uma série de atividades de formação (cursos, palestras, oficinas, Seminários TJA etc.). A mais regular atividade de formação do TJA é Curso Princípios Básicos de Teatro, criado em 1991, hoje com turmas nos horários manhã, tarde e noite




Saiba mais sobre atividades do mês de dezembro



Dia 17 Projeto Ópera para Todos


Visando levar a ópera e a música erudita de uma forma geral para mais perto da população de nossa cidade, estamos iniciando um projeto de popularização do erudito chamado aqui de “Projeto Ópera para todos”. Conta com a participação do painista Milton Colares e cantores da nossa terra, talentos regionais especializados em música erudita, e músicos que não nasceram aqui, mas escolheram Fortaleza para viver e trabalhar.
Repertório: da renascença ou barroco até o período romântico; de Glück, Monteverdi e Scarllati, passando por Giuseppe Verdi e Giacomo Puccini. Arias conhecidas tais como “Nessun Dorma”, da ópera Turandot, de Giacomo Puccini, e “Quando men vò”, da ópera La Bohème, também de Puccini, entre outras.

Repertório
*Antonio Garcia Jr - Tenor
*Nessun Dorma – Turandot - G.Puccini
*E Lucevan Le Stelle - Tosca - G.Puccini

*Márcio Gurgel - Tenor
*Giá Sole dal Gange - Scarllati
*O mio dolce ardor - Glück

*Jussara Fleury –Contralto
*Che farò senza Eurídice - Glück
*Lasciatemi Morire – C. Monteverdi

*Janaína Naurício - Soprano
*Quando men Vò (Valsa da Musetta) – La Bohème – G.Puccini
*Sempre Libera – La Traviata – G.Verdi

*Douglas Veras -Baixo
*Let Beauty Awake – R.V.Williams
*O Ísis und Osíris – Die Zauberflöte –W.A.Mozart

*Liana Fonteles - Mezzo-soprano
*Laci Darem La Mano – Don Giovanni – W.A.Mozart (Dueto)
*Voi Che Sapete – Cherubino – Le Nozze Di Fígaro – W.A.Mozart

*Encerramento: Brindisi- La Traviata – G.Verdi
Antonio Garcia Jr. – Tenor
Fones: 8747 7276 e 8723 0885

Antonio Garcia Jr.
Tenor natural de Fortaleza, iniciou seus estudos de canto em 2003 com o barítono Vitor Philomeno. Em 2004, foi selecionado para cantar para o cardeal alemão Paul Joseph Cordes, representante oficial do Papa João Paulo II no Brasil. Em 2005, participou do “Recital de Páscoa”, organizado por Maria Helena Cardoso (mezzo-soprano), e maestro Luís Carlos Prata (Regente), que reuniu cinco corais dos quais é regente, totalizando 133 vozes, cinco solistas e uma orquestra. Em Julho de 2006, participou de atividades de formação do 8º Festival de Música Eleazar de Carvalho, em Fortaleza, com os professores Marcelo Okay (Viena), Rose de Souza (São Paulo) e o maestro Elias Moreira (Brasil-EUA). Em setembro de 2006, fez parte do MasterClass com a professora Marília Vargas (Brasil-Suíça), no Theatro José de Alencar. Em Dezembro, participou do espetáculo em homenagem aos 250 anos Mozart no Teatro José de Alencar (Fortaleza), e da Cantata de Natal organizada pelo maestro Luís Carlos Prata, onde foi solista junto com os corais.
Em Janeiro de 2007, participou da 25º Oficina de Música de Curitiba, onde trabalhou com Nicolau de Figueiredo, diretor de música antiga do Conservatório Nacional de Paris (Brasil-França), Carlos Harmurch, diretor cênico das óperas da Scolla Cantorum (Suíça) e a soprano Marília Vargas (Suíça). Foi semifinalista do 8º Concurso Internacional de Canto Lírico Maria Callas, quando ganhou uma bolsa de Sílvia Gasser (Espanha), diretora da fundação Jaume Aragall e do concurso Internacional de Canto Lírico Jaume Aragall, com quem passou a ter aulas. s com o mesmo. Em Maio de 2008, cantou com a soprano Janaína Naurício e o pianista Milton Colares nas homenagens alusivas dos 68 anos de fundação do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, sob direção da diretora do conservatório a professora Mirian Carlos.
Em Julho participou de um recital de Arias, duetos e canções com a soprano Janaína Naurício nas apresentações de abertura do 9º Festival de Música Eleazar de Carvalho, desta vez solou a “Missa em Sol Maior” de Franz Schubert com coro e orquestra sob regência do maestro Elias Moreira. E conduzindo a orquestra o coro e os solistas a primeira sinfonia e o último movimento da nona sinfonia de Ludwig van Beethoven, estava o maestro Maurice Perréz (E.U.A), maestro que foi ex-aluno de Leonard Bernstein, um dos mais renomados maestros do mundo. E logo em seguida foi regido por outro grande maestro Diogo Pacheco (SP), este já havia regido mais de 1000 concertos ao ar livre. Em Agosto foi convidado para cantar no Jubileu de ouro (50 anos de sacerdócio) do sacerdote Holandês John Helder em uma linda homenagem no Santuário Nª Sra do Sagrado Coração.
Em Setembro participou do 11º Maracanto - concurso de canto lírico Maranhense - onde foi acompanhado pela pianista Angélica Vieira da Silva e classificado em segundo lugar na categoria Junior. Onde fora avaliado por três grandes musicistas do país, a professora de canto Marília Álvares (GO), o tenor Maécio Gomes (Brasil-Itália) e a pianista e professora de canto Jussiara Albuquerque (Recife), bastante elogiado por uma das mais consagradas professoras de educação e percepção musical do país, além de ser pianista, Maria da Graça Santos (Salvador). Fora também convidado a participar do 38º Concurso para cantores líricos Vicenzo Bellini (Sicília-Itália), pelo diretor do mesmo, o tenor Giuseppe Pastorello (Itália), tenor este que foi jurado do 8º Concurso Internacional de Canto Lírico Maria Callas em 2007, onde Garcia Jr fora candidato. Em Março de 2008, fez o MasterClass com o tenor Jaume Aragall em São Paulo.Em Abril de 2008, fora novamente convidado para participar do espetáculo de Páscoa organizado pelo maestro Luís Carlos Prata e seus corais e com apoio de grandes patrocinadores. Esses concertos foram realizados nas principais igrejas, santuários e salas de concertos da cidade, causando grande repercussão. Em Julho participou do X Festival Eleazar de Carvalho, onde foi apresentada a peça, Réquiem para um Herói, composta pelo maestro Silvio Baccarelli (SP) em homenagem ao maestro Eleazar de Carvalho, regida pelo maestro Daisuke Nagamine (Japão), e no encerramento, Garcia Júnior, tenor Substituto de Carlos Mader (SP) no concerto de encerramento com orquestra regida pelo maestro Diogo Pacheco. Em Setembro participou do XII Maracanto, onde ficou em Terceiro Lugar na categoria Junior. Lá, fora avaliado por três grandes musicistas do país, o tenor André Vidal (Brasília), o soprano Denise Tavares (SP), e o compositor Alfredo Barros (Fortaleza). Em Novembro participou novamente do Réquiem de W. A. Mozart, com a orquestra filarmônica do Ceará, sob a regência do maestro Gladson Carvalho no T.J.A em Fortaleza.

Liana Fonteles
Nasceu em 1987 em Fortaleza. Soprano, cursa Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Iniciou seus estudos musicais em 2004 em curso de extensão da UECE, com aulas de violino, além de percepção, teoria e história da música. Em 2005, iniciou suas aulas de canto com a professora Kátia Santana. Paralelamente, participou de três edições do Festival Internacional Eleazar de Carvalho, tendo aulas com Marcelo Okay e Rose de Sousa; também, do Curso Internacional de Verão de Brasília (2008), tendo aulas com André Vidal e Luciana Tavares, onde fez parte do coro de câmara e apresentação como solista no concerto lírico Ópera na Cama sob direção de Francisco Frias; além de masterclasses com Marília Vargas e Johannes Martin Kränzle (Cantor de Ópera Alemão). Tem atuado como solista em recitais e concertos. Fez Valencienne na opereta A Viúva Alegre, de Franz Lehár, realizada no Teatro José de Alencar com direção de Haroldo Serra. Recentemente foi finalista do 12° Maracanto, categoria Junior, classificando-se em quarto lugar.

Douglas Veras
Baixo, natural de Fortaleza. Iniciou seus estudos de Canto Lírico em 2003 no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, onde permaneceu até 2006 sob orientação do professor João Barreto. No período de 2004 a 2007, estudou com o barítono e professor de canto lírico Vítor Philomeno Gomes.
Participou de vários coros: Unifor, Bella Vox, Porta Voz, Moenda de Canto, Coral das Águas (CAGECE), Grupo Vocal Lord Singers, Como Baixo Lírico da Commedia Dell Opera, Coral de Câmara do Estado do Ceará, Coro Lírico Mozart, Coral da Cabence, Coral do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e Coro Lírico Festival Eleazar de Carvalho. Participou do Festival Eleazar de Carvalho (2003, 2005 e 2008), opereta A Viúva Alegre, Franz Léhar - Comédia Cearense (2007); solos em recitais do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno; opereta A Moreninha, José de Alencar. Regência Ernest Mahler (TJA, 2005); Comemorações dos 250 anos de W. A. Mozart (TJA, 2006 – Teatro José de Alencar); Missa Réquiem, de Mozart – Coro da Orquestra Filarmônica do Estado de Ceará (TJA, 2008); O Cientista, A vida de Oswaldo Cruz, de Silvio Barbato (TJA, setembro 2007)

Janaína Naurício
Natural de Brasília (DF), iniciou seus estudos de canto lírico em 1995, sob a orientação de Clarice Rodrigues. Em 1996, ingressou na Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará. Estuda com Vitor Philomeno desde 1999. Foi solista do grupo amador Commedia dell'Opera, sob a direção do mesmo, onde interpretou Frau Silberklang numa adaptação da opereta Der Schauspieldirektor (O Empresário), de Mozart. Costuma apresentar-se nas principais salas de concertos de Fortaleza (CE) em recitais, eventos e montagens de natureza variada, como o ballet teatral “Romance de José de Alencar” – espetáculo criado sob direção musical do maestro Márcio Spartaco Landi e direção geral de Denise Galvão. Fez aulas com Berenice Barreira, Maninha Mota, Marina Monarcha, Vesna Bankovick (Iugoslávia), André Vidal, Johannes Martin Kränzle (Alemanha) e Marília Vargas (Brasil/Suíça). É soprano coloratura e reside em Fortaleza (CE).

Márcio Gurgel - Tenor
Experiência em vários corais de Fortaleza: Coral d’O Povo, Coral da Uece, Etc. e Tal, Grupo Vocal Moenda de Canto, Coro Lírico Lord Singers, Coral das Águas (onde monitora o Naipe de Tenores), Coral Conterrâneo, Coro Lírico Mozart, Coro Lírico do Festival Eleazar de Carvalho e Coro Lírico da Orquestra Filarmônica do Ceará. Certificados em Canto, Expressão Corporal, Leitura Básica de Partitura e Ambientação Coral com o Grupo Vocal Carioca Garganta Profunda e com oficinas de Interpretação Corporal e movimentação em palco realizado pelo grupo Estrangeiro GEN Verde, no Centro Cultural Dragão do Mar. Trabalho de Corpo e Movimentação em Palco com Joca Andrade, com Eroltilde Honório, Lucio Leonn e Haroldo Serra. Teve aulas de canto com a cantora e regente Aparecida Silvino. Mais tarde com o regente Luíz Carlos Prata e com os professores de canto lírico Vítor Philomeno Gomes e Kátia Santana, e com Jaqueline Sidney. Pelo Festival Eleazar de Carvalho com a professora Rose Sousa. E recebeu Orientações do Professor de Canto Lírico, e Professor da UNB André Vidal.




Participou de intercâmbios culturais com o Grupo Vocal “Coro & Osso” de Matão, São Paulo, promovido pelos regentes Erwin Shroder e Elvis Matos do Coral da UFC, e mais tarde em 2007, com o grupo Vocal Cênico “Bossa Nossa”, de Ribeirão Preto, São Paulo.
Poema del Cante Jondo, Frederico Garcia Lorca – Coral do POVO; Cheganças de Izaíra Silvino, com o Grupo Vocal Moenda de Canto; He Shall Feed his Flock, do Messias, de Haendel – Commedia Del Opera – Projeto Natal de Luz (Praça Luiza Távora-Ceart, Fortaleza, CE); Como integrante do Coro do Festival Eleazar de Carvalho: Missa em Sol, de Franz Schubert (Igreja São Vicente de Paula-Fortaleza, CE); Opereta A Viúva Alegre, de Franz Léhar, como Saint Brioche, e como substituto, Conde de Rossillon – Comédia Cearense (Teatro José de Alencar – Fortaleza, CE); O Cientista, A vida de Oswaldo Cruz, de Silvio Barbato (RJ) - (Teatro José de Alencar – Fortaleza, CE). Minhas Histórias da Mata, Valdemar Henrique, como um caçador Português – Grupo Vocal Moenda de Canto (Ribeirão Preto, SP – Santa Rosa de Viterbo, SP); Contos Gitanos, Grupo Tablado de Dança Espanhola – Participação com Coro e Encenação (Teatro José de Alencar – Fortaleza, CE); Tenor Solista da Missa Festiva, Luiz Carlos Prata (Igrejas e Teatro Arena Aldeota - Fortaleza, CE); Du Bist die Ruh, um Lied de Schubert. Impressões Musicais, Evento do Curso de Música da UECE (Foyer do Teatro José de Alencar – Fortaleza, CE); Missa de Coroação, de Wolfgang Amadeus Mozart (Igreja São Vicente de Paula-Fortaleza, CE); 250 anos de Mozart, com o coro Lírico “Mozart” - Espaço Cultural BNB; Orquestra Filarmônica do Ceará, Coro Lírico do Réquiem, de W. A. Mozart (Teatro José de Alencar – Fortaleza, CE); Canção Hier Encore, de Charles Aznavour, para o Filme “SP-75”, de Augusto Mota, interpretando o papel de um Cantor Francês.

Jussara Fleury
Participou de corais e grupos vocais: Coral da Cultura Inglesa de São Paulo: Messias de Hendel, Madrigais Ingleses (regente: Marta Herr), Madrigal Encontro (SP): Romancero Gitano de Mario Castelnuobo-Tedesco (regente: Paulo Ridlevsky), Madrigal Evocanto (SP): Ceremony of Carols de Benjamin Britten entre outros (regente: Lenin Silveira), Coral de Mauá (SP): Missa em Si Maior de Schubert, Coral Cappella Áurea (SP): repertório diverso inclusive casamentos (regente: Roberto Manzo), Grupo Cena e Canto do SENAC-SP: “A Viúva Alegre” de Granz Léhar; “O Mikado” de Arthur Sullivan e O Barco da Ilusões (regente Reinaldo Calegari), Grupo Gargarejo (SP): Espetáculos “Oba” e “Rituais”, Grupo Vocal Femina (SP), Grupo Vocal Moenda de Canto (CE):, Coral do Festival Eleazar de Carvalho: Requiem para um Herói (S. Baccarelli), Orquestra Filarmônica do Ceará: coral do Réquiem de Mozart. Estudou canto na Fundação das Artes de São Caetano do Sul – SP, além de aulas particulares com os professores Vial e Gilmar Ayres. No momento estuda em Fortaleza com o professor Vitor Philomeno.



**** fim da programação de dezembro****




Empresas amigas do Theatro

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Saiba mais sobre o TJA

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Fortaleza, Ceará, Brazil
Inaugurado oficialmente em 17 de junho de 1910, apresenta arquitetura eclética: sala de espetáculo em estilo art noveau, auditório de 120 lugares, foyer, espaço cênico a céu aberto e o prédio anexo, que sedia o Centro de Artes Cênicas (CENA); o Teatro Morro do Ouro, com capacidade para 90 pessoas; a praça Mestre Pedro Boca Rica, com palco ao ar livre e capacidade para 600 pessoas; a Biblioteca Carlos Câmara; a Galeria Ramos Cotôco; quatro salas de estudos e ensaios; oficinas de cenotécnica, figurino, iluminação e o Curso Princípios Básicos de Teatro. A pedra fundamental foi lançada em 1896, no centro da praça Marquês do Herval, atual praça José de Alencar, mas o projeto original não foi concretizado. Em 1904 é que foi oficialmente autorizada a construção do Theatro José de Alencar, através da lei 768, de 20 de agosto. Em 6 de junho de 1908 as obras oficialmente tiveram início, e as peças de ferro fundido que compõem a estrutura do teatro foram importadas de Glasgow, na Escócia. No projeto do TJA, o capitão Bernardo José de Mello imaginou um teatro-jardim. Mas o jardim só foi construído na reforma que durou de 1974 a abril de 1975. A última reforma se deu entre 1989 e 1990.

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